Atas

ATA 04/2010 – Reunião 11/05/2010
Aos onze dias do mês de maio do ano de dois mil e dez, se reuniram na Sala 718, prédio 17, Conjunto III, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), os integrantes do Grupo de Estudos: “Memória e Patrimônio: Casos e Descasos”, do Curso de História. Neste encontro foram discutidos os resumos dos acadêmicos presentes, para a apresentação de pôster no X Encontro Estadual de História – ANPUH/RS (cartaz acima). Primeiramente, foi observado e lido pela professora orientadora Roselâine Casanova Corrêa, o texto sob o título “Memória e Saudade” das acadêmicas Gláucia da Rosa do Amaral e Ivone de Freitas Feltrin, sendo sugerido às mesmas que, por possuir um cunho memorialista, o texto deveria ser refeito e encaminhado para correção novamente. Posteriormente, o texto de Denise Verbes Schmitt e Tamiris Carvalho, foi lido e realizado correções/sugestões e aprovado para a inscrição, sob o título “Praça Nossa Senhora das Mercês: entre formas geométricas e diversidade paisagística (São Sepé/RS)”. O resumo de Renato Silva Cruz e Felipe Benchimol, sobre o marco que delimita as fronteiras entre o Brasil e o Uruguai, abrangendo as cidades de Rivera e Santana do Livramento, foi lido e realizadas as correções e indicado para inscrição no XEEH sob o título “Fronteira seca: um símbolo de união entre o Brasil e o Uruguai.". Por último, foi corrigido e aprovado para inscrição o texto de Daiane Silveira Rossi, que aborda o resultado parcial do Projeto de Extensão: “Ação Documental do Acervo Museológico da Casa de Memória Edmundo Cardoso”, do Curso de História (UNIFRA). As acadêmicas: Angélica Roso Rostand e Juliana Maria Manfio solicitaram seu afastamento do Grupo de Estudos, sendo a primeira por motivos pessoais e a segunda por acúmulo das atividades acadêmicas. As integrantes do grupo Ane Caroline Silveira Oliveira e Daniela Silveira justificaram sua ausência na reunião. Tamiris Carvalho divulgou o site do Museu do Computador: www.museudocomputador.com.brEnfim, ficou estabelecida a data do próximo encontro para o dia 02 de junho de 2010, às 16h30, na sala 718, Conjunto III (UNIFRA), para verificar quais os trabalhos aceitos no XEEH, e planejar a elaboração dos pôsteres.  
Acadêmicos presentes:
1.       Daiane Silveira Rossi
2.       Denise Schmitt
3.       Glaucia da Rosa do Amaral
4.       Ivone de Freitas Feltrin
5.       Renato Cruz
6.       Tamiris Carvalho

Mediadora:
Professora Orientadora do Grupo de Estudos: Roselâine Casanova Corrêa (Curso de História – UNIFRA)

------------------------------------------------------------------------


ATA Reunião 28/08


Aos vinte e oito dias do mês de agosto de 2010, reuniram-se às 08h30 na sala 103, prédio 01, Conjunto I, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), os integrantes do Grupo de Estudo: “Memória e Patrimônio: Casos e Descasos”, do Curso de História. Neste encontro retomaram-se os trabalhos do II/2010. Na ocasião, a professora Roselâine Casanova Corrêa informou aos integrantes do grupo presentes, que haverá um debate dos 05 Grupos de Estudos do Curso de História da UNIFRA, no dia 06 de outubro de 2010, no Salão Acústico. Assim, os membros deste grupo farão uma nova leitura dos livros trabalhados no início do I/2010. A partir da leitura, cada dupla criará um PowerPoint acerca do livro lido. No próximo encontro, todos deverão apresentar seus slides. A partir deles se fará um único slide com as idéias principais de cada um, que será apresentado no dia mencionado, pela totalidade dos acadêmicos pertencentes ao grupo de estudos “Patrimônio e Memória: casos e descasos”. Nesse mesmo dia ocorrerá a abertura da exposição dos pôsteres apresentados no XEEH/ANPUH-RS, entre 26-30/07/2010, em Santa Maria (RS). Assim, os textos foram divididos como segue: 1) “Invenção do Patrimônio” (IPHAN, 1995), às acadêmicas Daiane e Tamiris; 2)Apontamentos sobre a história da arquitetura de Santa Maria” (FOLETTO, 2008), aos acadêmicos Daniela e Renato; 3) “O que é patrimônio”, de LEMOS (2000), à acadêmica Ivone; 4) Guia Básico de Educação Patrimonial (1999), aos acadêmicos Henrique Corrêa Lopes e Matheus Rosa Pinto. Foram distribuídas pela professora orientadora 02 monografias acerca de patrimônio aos alunos presentes. De maneira que a monografia de Silvia Maria da Rosa Mohr, sobre o patrimônio em Restinga Seca (RS), está sob a responsabilidade de leitura de Renato Cruz e a monografia acerca das edificações patrimoniais de Santa Maria (RS) sob a responsabilidade de leitura das acadêmicas Daiane e Tamiris. Foi delimitado que os próximos encontros ocorrerão nos dias 13 e 27 de setembro de 2010, às 16h30, na sala 520, do prédio 17, Conjunto III.

Acadêmicos presentes:
1. DAIANE SILVEIRA ROSSI;
2. HENRIQUE CORRÊA LOPES;
3. IVONE FELTRIN;
4. RENATO CRUZ;
5. TAMIRIS CARVALHO.

Mediadora:
Profª. Orientadora do Grupo de Estudos: Roselâine Casanova Corrêa - Curso de História (UNIFRA).


------------------------------------------------------------------------------------




Aos vinte e três dias do mês de junho do ano de dois mil e dez, se reuniram na Sala 722, prédio 17, Conjunto III, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), os integrantes do Grupo de Estudos: “Memória e Patrimônio: Casos e Descasos”, do Curso de História. Neste encontro foram apresentados pelos integrantes do grupo, os layouts dos pôsteres a serem apresentados no X Encontro Estadual de História – ANPUH/RS (cartaz acima).  Foram apresentados os layouts de criação dos acadêmicos: 1) Gláucia da Rosa do Amaral e Ivone de Freitas Feltrin, sob o título Catedral Diocesana de Santa Maria: fé e arte (1909-2009); 2) Denise Verbes Schmitt e Tamiris Carvalho, sob o título “Praça Nossa Senhora das Mercês: entre formas geométricas e diversidade paisagística (São Sepé/RS)”; 3) Renato Silva Cruz e Felipe Benchimol, sob o título “Fronteira seca: um símbolo de união entre o Brasil e o Uruguai" e 4) Daiane Silveira Rossi, sob o título Casa de Memória Edmundo Cardoso: um patrimônio cultural a ser preservado (Santa Maria/RS). Foram sugeridas pela professora orientadora do Grupo de Estudos – Roselâine Casanova Corrêa - alterações estéticas em todas as criações apresentadas. A acadêmica Ane Carolina Silveira comunicou anteriormente seu desligamento do Grupo de Estudos, alegando motivos pessoais. Enfim, ficou estabelecida a data do próximo encontro para o dia 07 de julho de 2010 às 16h30, na sala 722, Conjunto III (UNIFRA), para discussões e avaliação das alterações sugeridas nos pôsteres. Para o II/2010, está previsto o retorno aos encontros dia 07 de agosto de 2010 (sábado), na sala 03 (biblioteca da UNIFRA), Conjunto I, às 09h30min.

Acadêmicos presentes:
1.       Daiane Silveira Rossi
2.       Ivone de Freitas Feltrin
3.       Renato Silva Cruz
4.       Tamiris Carvalho

Mediadora:
Professora Orientadora do Grupo de Estudos: Roselâine Casanova Corrêa (Curso de História – UNIFRA).




-------------------------------------------------------------------




Ata 06/2010 - Reunião 13/09/2010

Aos treze dias do mês de setembro de 2010, reuniram-se às 16h30 na sala 722, prédio 17, Conjunto III, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), os integrantes do Grupo de Estudo: “Memória e Patrimônio: Casos e Descasos”, do Curso de História. Neste encontro foi apresentado pelos acadêmicos presentes os PowerPoint referentes às obras lidas para o debate que ocorrerá dia 06 de outubro de 2010. Nessa data, os Grupos de Estudos do Curso de História apresentarão os resultados obtidos no ano de 2010. Assim, ficou definido que haverá somente um PowerPoint para a ocasião, abrangendo as leituras de todo o grupo, a ser apresentado como segue: 1) O que é patrimônio (IVONE DE FREITAS FELTRIN); 2) O patrimônio no Brasil (DAIANE SILVEIRA ROSSI e TAMIRIS CARVALHO) e 3) Patrimônio de Santa Maria (RENATO SILVA CRUZ e DANIELA SILVEIRA). O próximo encontro ocorrerá em 27 de setembro de 2010, às 16h30, na sala 722, do prédio 17, Conjunto III. Nessa ocasião, o PowerPoint coletivo, dividido em tópicos, conforme estipulado na reunião de hoje (13/09/2010), será exposto e debatido pelo grupo.

Acadêmicos presentes:
1. DAIANE SILVEIRA ROSSI;
2. DANIELA SILVEIRA;
3. RENATO SILVA CRUZ;
4. TAMIRIS CARVALHO.

Mediadora:
Profª. Orientadora do Grupo de Estudos: Roselâine Casanova Corrêa (Curso de História (UNIFRA).